quinta-feira, 12 de julho de 2012

História de Ogum

 
 
 
 
 
 
Orixá guerreiro, patrono das atividades relacionadas à metalurgia e à tecnologia. Representa a passagem da cultura da pedra à idade do ferro. Nesse sentido ele é o pioneiro, aquele que vai na frente, abre os caminhos… o primeiro a receber louvação depois de Exú. 
 
Saudação
Ogunhê
 
Cores
Azul e verde escuro
 
Dia
Terça-feira
 
Símbolo
Espada
 
Elemento da Natureza
Ferro trabalhado
 
Animal Sagrado
Galo e cão
 
Lenda
Ogum era o filho predileto de Orunmilá; essa preferência devia-se à sua abnegação, pois, quando estava construindo o mundo, esparramando a terra com sua espada de cristal para formar os continentes, a mesma partiu-se, mas ele não desanimou e voltou para continuar o trabalho com sua espada de ferro.

A primeira cidade que Ogum construiu foi Irê, deixando seu filho na chefia do governo; em seguida partiu para fundar outras cidades. Muito tempo depois, ele retornou, mas teve a impressão de que ninguém o reconheceu e ficou colérico. Naquele dia, por fatal coincidência, acontecia a cerimônia do jejum, onde não se podia também falar, o que teria causado a Ogum a impressão de que o estavam desprezando. Uma outra lenda afirma que ele não teria reconhecido a cidade que fundara, tratando a população como inimiga.

Enfurecido, Ogum foi dizimando a todos. Mais tarde, quando seu filho pôde falar com ele, então percebeu seu erro, mas já era tarde demais. O guerreiro ficou tão arrependido que preferiu a morte.

Assim, ele baixou sua espada em direção ao chão e, da mesma maneira que a utilizara para destruir seus inimigos, com um gesto violento abriu um grande buraco no chão e afundou terra adentro. Esta emoção, somada à força do guerreiro, transformou Ogum num Orixá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...